Como escolher uma empresa de Marketing Multinível (MMN)

Uma das decisões mais importantes para quem deseja iniciar nesse mercado é a escolha da empresa para começar seu projeto.

Existem centenas de artigos na Internet sobre como escolher uma empresa de Marketing Multinível (MMN) mas a maioria desses artigos são tendenciosos para valorizar apenas pontos fortes de uma única empresa.

Por incrível que parece existem milhares de pessoas que nunca ouviram falar ou sequer leram algo sobre Marketing Multinível (MMN).

Nesse caso aconselho você ler nossos primeiros artigos para poder formar uma melhor opinião sobre esse segmento.

Normalmente as pessoas que são apresentadas ao mercado e empresas de Marketing Multinível (MMN) imediatamente pesquisam informações sobre a empresa na internet.

Então, para ajudar você nessa pesquisa, criei uma lista com 10 pontos importantes que devem ser avaliados ao escolher uma boa empresa de Marketing Multinível (MMN).

Vamos lá!

1. Empresa Certificada ABVED/WFDSA

O primeiro passo é pesquisar se a empresa consta na lista de associados da ABVED – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (clique aqui).

Se a empresa não consta dessa lista, então provavelmente esse projeto está iniciando e 80% das empresas que iniciam nesse mercado fecham nos 5 primeiros anos.

Acredito que arriscar seu futuro e de sua família em um projeto iniciante de curto prazo não vale a pena. Mas siga em frente e avalie os outros pontos.

Caso a empresa faça parte da lista, ótimo, considere um ponto importante, porém não fundamental.

Importante pois ela escolheu seguir as regras do mercado, uma vez que para se afiliar a ABVED essa empresa precisa passar por uma série de pré-requisitos.

Por exemplo, a ABVED é filiada a WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations (clique aqui) que é uma das maiores entidades do mundo na luta contra os esquemas fraudulentos de pirâmides financeiras.

As pirâmides financeiras utilizam empresas de vendas diretas como fachada para promover golpes e prejudicar pessoas.

Com isso o risco de você estar entrando em um barco furado ou golpe é bastante reduzido, porém não totalmente isento.

Quando disse que esse ponto não é fundamental, é que mesmo não sendo uma empresa afiliada ela pode ser idônea, mas por não ter as boas práticas pode não suportar a concorrência ou mesmo o rápido crescimento.

2. Tempo de mercado

Centenas de empresas são lançadas diariamente no Brasil e no mundo com o modelo de comercialização através de Marketing Multinível (MMN).

Como já comentei o risco de entrar em um projeto iniciante é muito grande.

Avaliar o tempo que a empresa está no mercado que ela está atuando é muito importante, temos empresas que já estão a décadas nesse modelo de negócio e permanecem sólidas.

Isso nos leva a crer que o modelo funciona se trabalhado de forma correta.

É importante notar que muitas empresas iniciam com o Marketing Multinível (MMN) logo no início de sua fundação, enquanto outras passaram do modelo simples de vendas diretas para o modelo multinível.

Eu particularmente confio mais no segundo processo, caso o primeiro seja muito iniciante. Mas se a empresa já tem um nome a zelar fica mais fácil acreditar no projeto.

O tempo é importante por causa da experiência. Leva tempo para poder construir uma reputação no mercado.

Possuir uma linha de produtos comercializáveis, uma equipe de profissionais competentes no marketing, administração, logística e distribuição para tocar o negócio leva tempo.

Ninguém começa grande! Quando você ouvir o discurso de – Nascemos grandes! desconfie.

O tempo mostra se a empresa é sustentável, se tem conhecimento do mercado de atuação e se já enfrentou as crises tão frequentes no Brasil.

Saber se paga corretamente seus distribuidores ou associados e tem saúde financeira é outro ponto fundamental.

Enfim, quanto maior o histórico da empresa para pesquisar, menores os riscos e isso faz toda diferença.

3. Estrutura física

É muito importante avaliar a estrutura da empresa quanto a fábrica, centros de distribuição, funcionários, equipe administrativa e de marketing.

Quando entramos em um projeto de Marketing Multinível (MMN) estamos tão emocionalmente envolvidos que não damos lugar a razão.

Contudo, procure saber se a empresa fabrica seus próprios produtos, possui uma parceria firme e honra seus compromissos com fornecedores.

Se possui registro de seus produtos nos órgãos federais competentes como ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, são garantias adicionais.

Na maioria das apresentações de negócio ou manual de negócios esses dados estão disponíveis. Caso não estejam procure no site da empresa ou órgãos competentes.

Um pesquisa pelo CNPJ da empresa na internet pode revelar ainda alguma pendência judicial trabalhista e se esse número for excessivo fique atento.

A empresa precisa ter uma sede no Brasil e não apenas um escritório ou endereço comercial.

Uma empresa que se compromete seriamente com um projeto de longo prazo investe algumas dezenas de milhares de reais em estrutura.

4. Produtos de Consumo

No mercado brasileiro de Marketing Multinível (MMN) 91% das empresas atuam no segmento de cosméticos, cuidados pessoais e bem-estar.

Sendo assim é praticamente LOUCURA escolher uma empresa fora desse setor para iniciar seu negócio pois a cultura para outros produtos e serviços ainda está longe se tornar realidade em nosso país.

Preferencialmente, escolha empresas com produtos de consumo diário como produtos para higiene pessoal, maquiagem, perfumaria, suplementos ou cuidados com a casa.

Esses produtos proporcionam um “giro” rápido, um mercado mais abrangente e mesmo que exista uma concorrência ela será saudável.

Dificilmente você encontrará uma empresa com “produtos exclusivos”, porém, mais importante do que isso é o valor ao consumidor final e sua margem de lucro em caso de revenda.

Preste atenção aos LANÇAMENTOS pois uma empresa comprometida com seus consumidores sempre apresenta novos produtos, que por sua vez aumentam as possibilidades de ganhos ou consumo.

Se você decidir por apenas construir uma organização ou rede multinível e não quiser comercializar, poderá apenas consumir os produtos.

Para isso, é importante avaliar se você realmente consegue direcionar parte do seu consumo atual para os produtos da empresa.

Por último veja se a empresa faz parte da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, se fizer parte é mais um ponto a favor.

5. Equipe de profissionais

Se você tem a oportunidade de escolher atuar com grandes empresários como Jorge Paulo Lemann, Abilio Diniz ou Luiz Carlos Trabuco e o João José da Silva, com quem gostaria de trabalhar?

Analisar a equipe que está a frente do projeto é muito importante e apenas digitando os seus nomes associado ao nome da empresa no Google irá lhe apresentar muitas respostas.

Pesquisar no LinkedIN ou Facebook também é outra fonte importante de informações.

É fácil encontrar críticas ou elogios, se a pessoa se envolveu em algum projeto errado ou mesmo liderou empresas golpistas ou que faliram.

Ter experiência no mercado de vendas diretas ou multinível e ter o respeito de outras pessoas ou reconhecimento do trabalho por entidades são pontos de destaque.

Ainda nesse ponto muitas empresas possuem conselhos administrativos formados por profissionais de outras áreas da indústria.

Ter um modelo de Governança Corporativa mostra o comprometimento dos profissionais envolvidos com as melhores práticas do mercado.

Então procure os nomes dos diretores, presidentes e vices e conheça um pouco da história de cada um. Quem não deve não teme e não esconde informações.

6. Redes Sociais e Website

Uma empresa organizada e competente e bem organizada terá uma forte presença nas redes sociais e internet.

Procure a página da empresa no Facebook e veja a quantidade de curtidas que essa página possui. Isso é uma prova que várias pessoas estão envolvidas no projeto.

Veja nos comentários e postagens se existem reclamações, críticas, esclarecimentos e um bom atendimento para parte da equipe de marketing.

Utilize o mesmo processo para Instagram, Youtube, LinkedIN e Google+. Esses canais devem estar uniformes, contendo as mesmas informações e com grande número de envolvimento dos distribuidores e admiradores.

Quanto ao Website da empresa você deverá ter acesso ao histórico da empresa, lista de produtos, link para loja virtual (a maioria das empresas oferecem aos seu distribuidores), missão, visão e valores.

Acesse sites como PROCON, ReclameAqui e veja se as solicitações existentes estão sendo atendidas.

O fato é que você não encontrará uma empresa perfeita, sem reclamações. Mas se encontrar uma que seja atenciosa com o consumidor é muito importante na avaliação.

7. Top Líderes

Outro ponto a avaliar são os Top Líderes da empresa. Se a empresa é boa, existem líderes que ganham bem.

São os distribuidores que movimentam as redes, os eventos e ajudam a empresa na tomada de algumas decisões importantes e estratégicas para o crescimento do negócio.

Veja seus resultados e se muitos deles já atingiram elevadas graduações no plano de compensação e carreira.

Normalmente esses distribuidores se promovem de forma profissional com perfis em redes sociais que trazem informações sobre suas reuniões, eventos e premiações.

Mais uma vez observe se eles possuem bastante curtidas e seguidores, se os comentários são de elogios ou críticas.

Busque no Youtube por alguma apresentação do plano de negócios desse distribuidor, algum evento ou treinamento gravado que ele tenha realizado.

Assista preferencialmente mais de um vídeo, de top líderes diferentes e compare a forma de trabalhar e apresentar o negócio.

Por fim, faça um pesquisa no Google e veja quanto tempo este distribuidor desenvolve o negócio, se existe uma estabilidade em seu trabalho ou é apenas um macaco pulando de galho em galho.

8. Treinamentos e Eventos

Como todo início de projeto o trabalho dentro de Marketing Multinível (MMN) se torna praticamente inviável sem o apoio de um sistema de treinamento.

Uma empresa responsável que deseja crescer nesse mercado deverá possuir diversas formas de capacitação dos seus distribuidores tanto em relação aos produtos como plano de negócios.

Esse treinamento poderá ser online, através de vídeos e apostilas ou mesmo presencial.

Existem empresas que realizam encontros mensais regionais ou locais tanto para a promoção do negócio quanto capacitação de suas equipes de vendas.

Um negócio sustentável acontecerá na medida em que os produtos são consumidos por um número cada vez maior de pessoas.

Linhas de tratamentos para beleza, saúde e bem-estar, são carros chefes pois ao iniciar o tratamento as pessoas compram vários produtos de uma única vez, mas saber qual tratamento indicar é fundamental.

Quanto aos eventos eles servem para motivar a força de vendas e ampliar a aprovação social da empresa no mercado.

Vale ressaltar que esses eventos devem ser acessíveis aos distribuidores e não para o enriquecimento da empresa. Os valores não podem ser exorbitantes e tão pouco obrigatórios.

Algumas empresas que optam pelo sistema de franquias para distribuição exclusiva aos seus distribuidores aproveitam as estruturas das mesmas para promover reuniões de negócios e demonstrações de produtos.

Ter uma estrutura como essa auxilia no conhecimento do negócio e na confiança pois um franqueado não investe menos que R$ 200.000,00 para poder iniciar uma distribuição de produtos da empresa.

9. Nacional ou Internacional

Muitas empresa que iniciam seus negócios no Marketing Multinível (MMN) possuem suas sedes no EUA onde esse mercado praticamente nasceu.

Essas empresas expandiram suas operações com o objetivo de criar maiores oportunidades para seus distribuidores e crescerem em seu segmento de atuação.

A escolha de uma empresa internacional deve levar em consideração a questão do seu objetivo pessoal e oportunidades de crescimento.

Se você é uma pessoa que irá se dedicar integralmente e é extremamente ambiciosa uma empresa global irá ser uma boa escolha.

Porém, particularmente, acredito que iniciar em uma empresa nacional que conhece melhor o mercado e vive a realidade do nosso dia a dia e economia é um fator importante.

Outro ponto é que muitas vezes os valores das mercadorias de empresas internacionais são fixados em dólares e essa conversão pode significar um preço maior do que o praticado no mercado nacional.

Algumas pessoas podem argumentar que as empresas internacionais possuem um padrão de gestão e qualidade mais elevado.

Concordo, porém se você seguir as etapas e os pontos importantes que destaquei anteriormente encontrará empresas nacionais, com custos mais acessíveis e que correspondem aos padrões internacionais de qualidade.

10. Plano de Negócios

Deixei o plano de negócios por último pois ele realmente faz uma brutal diferença no momento da escolha da empresa.

Em primeiro lugar você vai perceber que nenhum plano é de fácil entendimento. Todas as pessoas que iniciam o negócio não sabem explicar 20% do plano de compensação da empresa.

Alguns itens que devem ser avaliados são:

a) kit de negócios: uma empresa que segue os padrões internacionais não irá exigir que você compre nenhum produto inicialmente, apenas o kit de negócios para você conhecer a empresa, amostras de seus produtos, catálogo, contrato de distribuição, manual e plano de negócios.

As empresas vendem esses kit´s com valores de R$ 60,00 a R$ 180,00 reais, porém, caso não queira desenvolver esse negócio após receber seu kit, poderá devolvê-lo e ter seu dinheiro de volta.

b) margem de lucro para revenda ou consumo dos produtos: variam de 30% a 50% do valor de face do catálogo. É importante destacar que a venda ou consumo é o ponto central de onde todos os outros valores, bônus e prêmios são pagos.

Sendo assim, após descontar o valor do seu lucro, ainda deverá sobrar uma boa receita para a empresa honrar com suas promessas.

c) bônus unilevel ou de rede: esse bônus é o mais importante de uma empresa pois ele mostra quanto a empresa paga em porcentagem por produto vendido para cada distribuidor dentro da rede.

A soma dos níveis nunca deve ultrapassar 30% (trinta por cento) para não se tornar um negócio insustentável.

d) premiações: um plano de negócios deve possuir premiações atrativas e que não comprometam a sustentabilidade financeira da empresa.

Algumas empresas trabalham com premiações baseadas nas vendas mensais, o que pessoalmente penso ser mais correto e é um padrão internacional.

Outras empresas trabalham com pontos acumulativos, que em determinado momento de causar uma despesa, com pagamentos de bônus e prêmios, muito maior do que as receitas das vendas.

Empresas que acumulam pontos não limitam níveis e um dos princípios para se sustentar um negócio de Marketing Multinível (MMN) é pagar em níveis limitados e não ilimitados.

e) bônus participação lucros: nunca deverá ultrapassar 5% do valor total de pontos pagos dentro da rede pois é como se a empresa somasse esse bônus ao do unilevel chegando a um total de 35% de comprometimento das receitas que serão devolvidas para a rede de distribuidores, sem contar as premiações e demais pagamentos em dinheiro por graduações.

f) conversão pontos X dinheiro: Aqui está um dos grandes segredos das empresas de Marketing Multinível (MMN) e um dos pontos mais sensíveis de seus planos de compensação. Cada produto da empresa marca uma determinada quantidade de pontos que serão convertidos em dinheiro.

Se a proporção de pontos for de 1X1, ou seja cada R$ 1,00 vendido equivale a 1 ponto, tome cuidado, pois o negócio pode realmente desmoronar em pouquíssimo tempo.

Normalmente empresas saudáveis convertem seus pontos na proporção de R$ 1,50 ou R$ 3,00 para 1 ponto. Assim temos a seguinte situação:

Custo produto = R$ 15,00
Pontos produto = 10 pontos
Porcentagem pagamento = 35%
Valor pago = R$ 3,50
Valor REAL de porcentagem sobre custo produto = 23%
Diferença de porcentagem custo produto X valor pago = 12%

A empresa paga 35% sobre os valores apurados da PONTUAÇÃO e não sobre os valores de VENDA ou seja, ela consegue uma margem para poder pagar todos os outros bônus e premiações.

Se essa conta não acontecer, infelizmente a empresa estará no caminho do fracasso total e você também.

Bom, existem ainda alguns outros pontos importantes, mas acredito que esses são essenciais para você decidir iniciar seu próprio negócio.

Caso tenha ainda alguma dúvida por favor deixe seu comentário abaixo ou envie uma e-mail para ricardo@doutormultinivel.com.br ou mensagem para WhatsApp +55 19 99181-6856, estarei a sua inteira disposição.

Grande abraço e sucesso!

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