Marketing Multinível e sua Responsabilidade Social

Vejo diariamente muitas pessoas criticando o marketing multinível.

Enxergam somente o lado negro relacionado as pirâmides financeiras ou das pessoas que por algum motivo fracassaram no negócio.

Há alguns dias, recebi uma mensagem em meu WhatsApp sobre uma ação social realizada pela Boulevard Monde.

Através de um programa dominical, a empresa realizou a doação de um kit de trabalho e um cheque de R$ 5.000,00 para que uma família pudesse iniciar seu próprio negócio.

Essa ação da Boulevard Monde soma-se a outras milhares de ações de empresas de marketing multinível ao redor do mundo realizadas através de seus programas sociais.

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que o mercado de marketing multinível é um dos que mais ajudam pessoas necessitadas ao redor do mundo.

O lado social do marketing multinível nasceu praticamente junto com o modelo de negócio e se confunde com a história do casal Dr. Carl e Edith Rehnborg.

Foram eles que em 1948 fundaram o Clube Infantil Buena Park, agora chamado Clube para Meninos e Meninas de Orange County, que tem sido um “lar longe do lar” par mais de 64 mil crianças.

Para que você conheça um pouco mais sobre esse lado social e que tem ajudado milhares de pessoas através de nossa indústria compartilharei abaixo alguns programas.

Amway

marketing multinível 6

O objetivo principal da empresa é ajudar pessoas a viver melhor.

Além da oportunidade de iniciar o próprio negócio, a Amway desenvolve ações no Brasil voltadas ao combate da desnutrição infantil.

Por ano, mais de 7 milhões de crianças morrem em função de causas que poderiam ser prevenidas.

A desnutrição é a causa latente de 45% destas mortes segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Amway decidiu combater a causa da desnutrição, através da sua área de nutrição, e criou um suplemento enriquecido com nutrientes de plantas, o NUTRILITE Little Bits.

Vale ressaltar que a ideia desse suplemento nasceu aqui mesmo, no Brasil, na Fazenda Amway Nutrilite Brasil.

Com este suplemento, milhares de crianças ao redor do mundo são beneficiadas.

Somente no Brasil, mais de 150 crianças da região de Ubajara, Ceará, recebem diariamente em suas refeições o suplemento.

Marketing Multinível uma grande Rede Voluntária

Outro projeto mundial da Amway está voltada aos serviços voluntários.

A empresa deseja criar até 2019 a maior rede de voluntários do mundo através dos empresários de marketing multinível e funcionários envolvidos no negócio Amway.

O principal objetivo é incentivar ações sociais voluntárias locais, auxiliando e impactando a comunidade local.

No site oficial da empresa Amway Volunteers tanto empresários como funcionários podem assumir o compromisso, realizar a ação voluntária e depois contar sobre a experiência.

Já existem vários testemunhos sobre ações realizadas ao redor do mundo, mas infelizmente o site não possui uma versão em português.

A empresa já ajudou mais de 9,5 milhões de crianças ao redor do mundo e doou mais de US$ 166 milhões de dólares a causas sociais.

Em relação ao serviço voluntário a Amway já contabilizou mais de 2,5 milhões de horas trabalho de empresários e funcionários em suas ações. (Dados de 2012)

Herbalife

Outra empresa de destaque em se tratando de responsabilidade social é a Herbalife.

Através da Herbalife Family Foundation (HFF), uma organização sem fins lucrativos, seus distribuidores independentes de marketing multinível, colaboradores, amigos e familiares, realizam diversas ações sociais.

Fundada em 1994, a HFF mantém o Programa Casa Herbalife.

Esse programa é dedicado a melhorar a qualidade de vida provendo boa nutrição para crianças em situação de risco social.

Todos os dias, mais de 81 mil crianças são atendidas nas mais de 100 casas ao redor do mundo.

marketing multinível 5

No Brasil, são seis Programas Casa Herbalife:

Responsabilidade Ambiental

A Herbalife também incentiva seus distribuidores e colaboradores a terem uma atitude mais verde reduzindo, reutilizando e reciclando.

Através do programa “Live Green”, a empresa incentiva a reciclagem, com coleta seletiva nos escritórios, e ações de logística reversa.

Grupo Hinode

A Hinode Cosméticos, líder no mercado de marketing multinível no Brasil, inspirada na história de seus fundadores, possui como missão oferecer as pessoas uma oportunidade para mudarem de vida.

Através do Instituto Far, dirigido pelo Sr. Francisco (ex-metalúrgico) e Dona Adelaide Rodrigues (ex-costureira), a empresa atua em diversas frentes sociais.

marketing multinível 4

Fundado em 2015, o Instituto Far tem como fundamento a cidadania e o bem-estar das pessoas.

Um dos objetivos do projeto é favorecer, através da ajuda de distribuidores e colaboradores, auxílio às pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Através de campanhas, doações e incentivo ao trabalho voluntário, o projeto possui três principais esferas de responsabilidade e atuação:

  • Social: Contribuir para uma sociedade mais justa.
  • Ambiental: Contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável, aliviando o impacto do ser humano no meio ambiente.
  • Econômica: Crescimento, perpetuação e desenvolvimento do Grupo Hinode, sem comprometer a sustentabilidade social e ambiental.

Projeto MORE

O principal braço de responsabilidade social do Instituto FAR é o Projeto More.

O Projeto More é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 2006 por Sergio Ponce.

Ele oferece atividades nas áreas de educação, esporte e cultura para crianças e adolescentes que enfrentam situação de extrema pobreza e risco social.

Alguns números do projeto:

  • 450 crianças atendidas diariamente
  • 120 horas por mês de atividades
  • 18.000 refeições servidas mensalmente
  • 9 casas construídas

O Projeto More busca oferecer às pessoas, de forma integral, alimentação, educação, saúde, moradia, lazer, enfim, oportunidades para uma vida digna.

marketing multinível 3

Jeunesse

Há quase um ano no Brasil, após assumir a operação da Monavie, a Jeunesse tem forte ligação com a responsabilidade social.

Através do programa Jeunesse Kids a empresa atua globalmente fornecendo alimentação, educação, atendimento médico e saneamento básico a milhares de pessoas de oito países:

  • África Oriental
  • Serra Leoa
  • Gana
  • Equador
  • Haiti
  • Nicarágua
  • China
  • Índia

O objetivo do programa é empoderar as comunidades para dar as crianças um futuro melhor.

marketing multinível 2

Através da união e doação de seus distribuidores e colaboradores, todos procuram impactar positivamente a vida das crianças ao redor do mundo.

O programa promove o acesso de crianças à educação, não somente acadêmica, mas também nutricional e educação em saúde.

Algumas metas para 2017 são:

  • Fortalecimento e posicionamento da Jeunesse Kids como um Movimento Global.
  • Incentivo aos distribuidores para liderarem Jeunesse Kids Projects em suas regiões.
  • Criar oportunidades locais em todo o mundo, permitindo maior envolvimento dos funcionários da Jeunesse.

Essas metas buscam também fornecer a infra-estrutura e recursos necessários para que os distribuidores tenham a capacidade e a oportunidade de contribuir em suas comunidades locais.

Free The Children

A Free The Children (ou, “Liberte as Crianças”) é uma organização de caridade internacional, parceira do Jeunesse Kids.

marketing multinível 1

Foi fundada em 1995 pelo ativista Craig Kielburger.
A organização acredita em um mundo onde os jovens são livres para atingir seu pleno potencial.
Para isso, capacita e educa jovens e crianças para eliminar os obstáculos e se tornarem cidadãos preparados e ativos em suas comunidades.

Faça sua parte!

Se você gostaria de contribuir com qualquer um desses projetos, basta clicar nos links disponíveis no artigo e entrar em contato com as entidades.

Grande abraço e sucesso!

Gostaria de ouvir sua opinião sobre nosso Blog.

Você pode me enviar um e-mail para ricardo@doutormultinivel.com.br ou mensagem de WhatsApp para +55 19 99181-6856.

Se preferir deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *