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O que é Marketing Digital e 8 passos para iniciar no Marketing Multinível

Um passo em direção a grandeza!

Ninguém constrói um grande projeto sozinho.

Cada dia que passa nosso blog tem recebido diversas solicitações, contatos e parabenizações pelo trabalho.

Sendo assim resolvi dar um primeiro passo em direção ao nosso crescimento.

Convidei pessoas da minha equipe de marketing multinível e inteira confiança para compartilhar aqui seus conhecimentos.

Quero dar as boas vindas ao Wendson Fonseca um grande amigo e jovem empreendedor digital.

Wendson é especialista em Marketing Digital e será co-editor desse blog a partir de agora.

Agradeço de todo coração por aceitar o convite recebido e auxiliar com toda sua experiência nossos leitores.

Seja muito bem-vindo!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é hoje o principal meio para a divulgação de produtos e com o crescimento do mercado de afiliados está mais em evidência do que nunca.

A oportunidade de trabalhar em casa pela internet atrai profissionais dos mais variados setores.

Se você é iniciante no Marketing Digital, antes de aplicar qualquer estratégia, é necessário um pouco de teoria para entender como esse mercado funciona.

Uma visão geral sobre o terreno é o passo inicial para a sua caminhada de sucesso.

O texto é longo, mas tenho certeza vai te ajudar bastante. Vamos lá!

A velha forma de fazer Marketing

Saber como as coisas aconteciam no passado ajuda a entender como chegamos até aqui.

O marketing de massa foi a principal estratégia usada por empresas para a divulgação de suas marcas durante séculos.

Esse tipo de propaganda offline ainda existe e geralmente é feita em meios de comunicação impressos ou televisão.

Os custos são muito elevados, restritos as grandes empresas, e os resultados são pouco mensuráveis.

Um anúncio em jornal impresso, por exemplo, atinge todos os leitores e não um público-alvo específico.

O jornal vira lixo depois de lido e acabou ali a ligação entre o cliente e a empresa.

Esta é a principal vantagem do Marketing na Internet.

Além de mais barato e acessível a empreendedores de todos os níveis, é escalável e programado para um público-alvo ideal.

E ainda possibilita criar um relacionamento de confiança com o cliente.

Como a Internet revolucionou a comunicação entre empresas e clientes

Os teóricos da comunicação costumam dividir a história em duas fases: pré e pós-internet.

A Internet, principalmente com a criação das redes sociais, revolucionou as relações entre as pessoas e como consequência surgiu uma nova maneira de fazer Marketing.

O ambiente digital mudou os hábitos e o comportamento do público e, no caso do Marketing, criou uma nova geração de consumidores.

A relação unilateral entre empresas e consumidores não existe mais. A possibilidade de interação e compartilhamento deixou o publico mais crítico e seletivo.

As pessoas deixaram de ser agente passivos na comunicação e agora envolvem-se ativamente nesse processo.

É o seguinte cenário que você precisa ter em mente:

A internet é um ambiente mais acessível para trabalhar, mas por outro lado o público sabe o que quer e precisa ser conquistado.

Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital é tão abrangente que está tomando espaço dos meios tradicionais de propaganda.
Isso por que oferece uma série de vantagens:

  • Maior Alcance
    Diferente de formas tradicionais de anúncio, como outdoors por exemplo, o alcance do marketing digital é ilimitado.
  • Segmentação
    Com o uso de dados e sistemas de pesquisa é possível chegar a um público muito específico, chamado de buyer persona. Desta maneira, a estratégia é melhor direcionada, aumentando os resultados e diminuindo consideravelmente os custos.
  • Interatividade
    Uma das características do Marketing Digital é o contato mais próximo com o público, o que facilita a interatividade e proporciona maior confiança entre as partes envolvidas.

Principais conceitos

O Marketing Digital mudou muito desde o início de sua atividade.

Nos primeiros anos era trabalhado da mesma maneira que o marketing tradicional, por meio de sites institucionais, sem interação com os consumidores.

Em um segundo momento, com o surgimento dos anúncios clicáveis, iniciou-se uma nova fase com foco na personalização da mensagem e na interação com o público.

Os conceitos de Marketing Digital foram inspirados no famoso ¨Mix de Marketing¨, composto pelos 4 P´s  : Produto, Preço, Praça e Promoção.

O ambiente digital fez com que esses conceitos fossem aprimorados para 8 P´s, com o objetivo entregar a mensagem certa, para o público certo, na hora certa:

  • Pesquisa

A pesquisa permite definir com detalhes o perfil do cliente. Ferramentas e sistemas, como o Google Adwords,  analisam o comportamento e as preferências dos potenciais buyers.

  • Planejamento

Um bom planeamento ajuda na definição de estratégias diante das inúmeras possibilidades de divulgação na internet.

Cada ambiente tem sua especificidade e é necessário identificar a estratégia apropriada para um.

  • Produção

A produção de conteúdo deve atentar-se em trazer algo que ofereça algum benefício para a audiência. Pode ser em forma de textos, vídeos, infográficos, etc.

  • Publicação

Uma vez produzida, a mensagem precisa ser publicada no maior numero possível de canais, seja Youtube, Facebook ou post blog.

  • Promoção

Não basta publicar. O próximo passo é promover para que o conteúdo que tenha o maior alcance possível.

  • Propagação

Uma das características da Internet é a oportunidade compartilhamento. Um conteúdo bem produzido tem mais possibilidades de ser propagado pelos internautas.

  • Personalização

Ferramentas permitem personalizar e entender a fundo as necessidades de cada usuário.

  • Precisão

A análise de dados especifica todos os detalhes das estratégias e ajuda a obter resultados com mais precisão.

Marketing Digital na prática

Existem inúmeras formas de colocar o marketing digital em prática, o assunto é bastante abrangente, mas podemos destacar os métodos mais usados:

Marketing de Conteúdo: oferece conteúdo de valor para que as pessoas resolvam os seus problemas, gerando autoridade e mais confiança com o público.

Redes Sociais: o principal canal de comunicação na atualidade, trabalho com foco no relacionamento com os usuários.

Email Marketing: envios de mensagem de email com o propósito de manter uma relação direta com os clientes.

Otimização de Conversão (CRO): estratégias para melhorar as taxas de conversão para determinado objetivo.

Marketing de Busca (SEM): aplicado principalmente por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e de tráfego pago.

Ufaaa! A leitura foi longa, mas conseguimos ter uma visão geral sobre o Marketing Digital e como ele funciona.

8 passos para começar no marketing multinível

Agora quero compartilhar 8 passos que você tem que saber antes de começar no marketing multinível.

Na internet há diferentes modalidades de negócios, e muitos são baseados em estratégias de Marketing Multinível (MMN), que pode oferecer grandes chances de crescimento e lucro.

Se está interessado em começar neste negócio, leia esse post na íntegra e confira os 8 passos que você deve saber antes mesmo de iniciar nomarketing multinível.

Confira!

1) O que é o Marketing Multinível?

Marketing Multinível nada mais é do que um modelo de remuneração geralmente usado para potencializar a força de vendas de um determinado serviço ou produto, onde o pagamento de comissões, prêmios ou bônus são dados não só ao profissional que realizou a venda, mas também a sua linha patrocinadora.

Em outras palavras, o MMN (Marketing Multinível) é uma estratégia das empresas de distribuição de bens e serviços, em que ocorre a famosa indicação “boca a boca” da divulgação dos produtos, realizada pelos distribuidores independentes.

Ao indicar os produtos ou serviços, a empresa paga comissões aos distribuidores cadastrados, em vez de investir em campanhas caras de marketing, como jornais, revistas e TV.

2) Marketing Multinível é legal?

O Marketing Multinível é uma forma legal das empresas oferecerem comissões e criar maior força de vendas.

No entanto, muitas empresas má intencionadas utilizam essa estratégia para divulgar produtos semi-legais ou ilegais na internet.

Isso causa um problema, porque faz com que muita gente associe “marketing multinível” com esquemas ilegais, como os esquemas de pirâmides onde não existem produtos, fazendo com que as pessoas somente ganhem dinheiro se trouxer cada vez mais gente. E assim, corre o risco da empresa desaparecer, e as últimas pessoas que entraram ficam com todo o prejuízo.

Dessa forma, para ter certeza que uma proposta de Marketing Multinível é legítima, certifique-se de que a empresa em questão esteja vendendo um serviço ou produto real.

3) Ganhando dinheiro com o Marketing Multinível

Assim como qualquer outro negócio legal, é sim possível ganhar dinheiro com essa estratégia.

Inclusive muitas pessoas de diferentes países já participam de empresas de MNM e fazem dinheiro de forma honesta.

Entretanto, é claro que essa não é uma estratégia mágica. Para conseguir ganhar dinheiro, é preciso se empenhar bastante.

O recomendado é pesquisar e começar em uma empresa que já esteja presente em diferentes países, tendo um negócio mais sólido para investimentos, sem grandes riscos, para assim ter mais chances de sucesso.

Grande parte das desistências no Marketing Multinível acontece por causa dos mesmos motivos, sendo eles os principais:

  • Falta de informação;
  • Ausência de conhecimento sobre o negócio em si;
  • Falta de motivação;
  • Ausência de determinação;
  • Falta de ferramentas corretas para divulgação.

Dessa forma, estude bastante o mercado para não cometer os erros acima.

4) Devo começar com o Marketing Multinível?

Se ainda não sabe se entra para o negócio de Marketing Multinível ou não, é importante se perguntar duas coisas importantes:

Você tem determinação suficiente para dar o seu melhor em um negócio MMN?

Você tem interesse de verdade pelos produtos e/ou serviços distribuídos pela empresa do negócio?

Caso sua resposta seja sim para as duas perguntas, não perca tempo e comece já!

À respeito da segunda pergunta, é muito importante trabalhar com produtos e segmentos que você goste, para assim se sentir confortável e confiante para recomendá-los para outras pessoas e distribuidores.

5) O que preciso fazer para ser bem sucedido Marketing Multinível (online e offline)?

Com a ausência da internet, o marketing era feito através de apresentações, longas viagens, cartazes pelas ruas, anúncios em revistas e jornais e muitas outras formas que são consideradas cansativas nos dias de hoje.

Pelo fato da maioria das pessoas terem internet em casa ou nos seus celulares, a divulgação de produtos e serviços ficou mais prática, mas é preciso ser original e criativo para conseguir se destacar da concorrência.

Uma dica para ter esse diferencial é trabalhar com o Marketing de Atração, uma estratégia muito importante para quem trabalha com marketing de forma geral.

6) Como funciona o Marketing de Atração?

Já parou para pensar que as pessoas gostam de comprar, mas ao mesmo tempo detestam quando alguém tenta vender algo?

O Marketing de Atração (Inbound Marketing) é o uso de estratégias e técnicas de marketing para a captação de contatos qualificados e clientes em potencial para os produtos e serviços oferecidos.

Ou seja, é o marketing que desperta o interesse das pessoas em adquirir os produtos, fazendo com que elas sejam atraídas de forma eficiente.

Diferente das outras estratégias de marketing, nesta são as pessoas que vão até à empresa/loja/site, sem que seja preciso correr atrás dos clientes.

É uma relação baseada na confiança, pois as pessoas vão confiar em você, e assim vão querer saber o que você tem para oferecer, querer conhecer as dicas, comprar os produtos e indicar seus serviços e itens para mais gente.

Para recrutar pessoas para o seu MMN, faça com que elas vão até você para tirar as dúvidas e conhecer mais sobre seu negócio, em vez de correr atrás.

Não force uma venda ou oportunidade, pois isso pode ser considerado bem inconveniente e desagradável.

Forneça comentários positivos, benefícios e curiosidades sobre seus produtos e serviços, para que assim as pessoas se sintam atraídas e interessadas.

Outro ponto importante é duplicar o conhecimento para a downline, para que se construa um negócio de longo prazo.

7) Não faça spam

Muitas empresas na internet fazem spam, ou seja, propaganda não solicitada.

O spam não traz retorno para a empresa.

Na verdade, o que ocorre é o efeito inverso: as pessoas simplesmente param de ler os anúncios e os deletam imediatamente.

É preciso ter muito cuidado para não fazer alguma propaganda inconveniente.

Para atrair os clientes em potencial, faça uma pesquisa sobre os interesses do seu público-alvo e suas exigências, para assim oferecer um conteúdo interessante, que irá captar a atenção dos seus contatos.

8) Empenhe-se e tenha paciência

O negócio de marketing multinível (marketing de rede) está crescendo cada vez mais, e por não ter que investir grandes quantidades de dinheiro como em outros mercados, os riscos são mínimos, te oferecendo uma oportunidade de ter seu próprio negócio – caso tenha responsabilidade e determinação com o seu trabalho.

No começo, é possível que apareçam muitas incertezas e dúvidas, e também poderá ocorrer uma progressão lenta e atrasos. Isso é comum, pois as curvas de aprendizado variam para cada pessoa.

A inexperiência juntamente com a falta de informação podem agravar esses fatores.

Dessa forma, tenha paciência, estude bastante o seu mercado e busque as melhores ferramentas para divulgação.

E então, gostou do artigo sobre marketing multinível?

Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências nessa forma de negócio.

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