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O Que é Marketing Multinível (MMN)?

Olá, seja muito bem vindo ao Blog Doutor Multinível, meu nome é Ricardo Silva e criei esse blog para poder tirar dúvidas, vencer preconceitos e mudar paradigmas em relação a esse mercado tão importante e muitas vezes tão criminalizado.

Falsas promessas de ganhos elevados, empresas que se aproveitam da boa fé de pessoas que desejam iniciar um negócio próprio, dificuldades no desenvolvimento da sua rede, serão alguns dos temas que você encontrará por aqui.

Para começar fiz um post sobre: O QUE É MARKETING MULTINÍVEL (MMN)?.

marketing

Vamos primeiro definir o que é Marketing. Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente. Neste sentido, Casas (2007, p.15) menciona que:

“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade” (CASAS, 2007 p.15).

Caso deseje ler mais a respeito clique aqui.

Agora, em relação ao multinível, como o próprio nome já diz, são múltiplos níveis dentro de uma mesma estrutura.

doutor multinível

Por exemplo: um prédio de 10 andares é uma forma comparativa bem simples de entender, ali nós temos vários andares que podem ser comparados a níveis.

Assim como em cada andar temos vários apartamentos, em cada nível do marketing multinível podemos ter várias pessoas atuando.

Outra grande diferença em relação a outras estratégias de marketing tradicional é que no multinível também utilizamos o modelo de venda direta.

A empresa faz um contrato direto com um distribuidor e esse representa suas marcas, produtos e serviços perante o consumidor.

Num segundo momento essa mesma empresa incentiva que seus distribuidores encontrem novos distribuidores para que possam ampliar seu mercado de atuação.

Para recompensar essa indicação, parte do faturamento que esse novo distribuidor trás será revertido para quem o indicou, formando assim uma rede de distribuidores remunerados.

Esse sistema de remuneração por indicação através de uma rede de pessoas é também conhecido como Sistema Unilevel.

 

Distribuindo renda

rede de marketing multinívelImagine que você tem uma fábrica de produtos naturais e deseja realizar mais vendas através do modelo de vendas diretas.

O primeiro passo será definir a margem que a empresa poderá atuar e que será repassada como remuneração para seus distribuidores.

Para efeito de cálculo vamos trabalhar com um valor de R$ 30,00 de venda por produto e 30% de comissionamento sobre o preço de venda.

Após iniciar sua divulgação você recruta 10 novos distribuidores que cada um inicialmente vendem 20 itens do produto para seus amigos.

Supondo que sua empresa tem um custo de produção mais impostos de $ 15,00 por produto então ela terá um gasto total de $ 3.000,00.

Temos a seguinte equação: 10 X 20 = 200 produtos vendidos / 200 X $ 30,00 = $ 6.000,00 faturamento / $ 6.000,00 X 30% = $ 1.800,00 comissões / $ 6.000,00 – $ 1.800,00 = $ 4.200,00 caixa da empresa / $ 4.200,00 – $ 3.000,00 custo produção = $ 1.200,00 Lucro.

O Lucro de cada distribuidor foi de $ 180,00 com as comissões de venda dos produtos.

equipe de marketing multinível

Porém a empresa resolveu adotar o Sistema Unilevel de comissionamento e cada distribuidor foi incentivado a recrutar outros novos distribuidores e cada um conseguiu mais 5 distribuidores com a promessa de receber 3% sobre suas vendas.

Temos a seguinte equação: 60 X 20 = 1200 produtos vendidos / 1200 X $ 30,00 = $ 36.000,00 faturamento / $ 36.000,00 X 30% = $ 10.800,00 comissões / $ 36.000,00 – $ 10.800,00 = $ 25.200,00 caixa da empresa / $ 25.200,00 – $ 18.000,00 custo produção = $ 7.200,00.

A empresa ainda não pode considerar o resultado como lucro pois precisa deduzir os 3% de pagamento para os distribuidores que recrutaram os 50 novos distribuidores através do Sistema Unilevel.

Ficaria assim: 50 X 20 = 1000 produtos vendidos / 1000 X $ 30,00 = $ 30.000,00 faturamento / $ 30.000,00 X 3% = $ 900,00 comissão Unilevel / $ 7.200,00 – $ 900,00 = $ 6.100,00 Lucro.

O Lucro de cada novo distribuidor foi de $ 180,00 com as comissões de venda dos produtos enquanto o lucro dos distribuidores que já estavam na empresa foi de $ 270,00 pois receberam mais $ 90,00 de comissão UNILEVEL.

Como sua produção aumentou você conseguiu negociar com seus fornecedores um bom desconto e para o próximo mês o valor de $ 15,00 de custo por produto passou para $ 13,50 compensando o repasse a mais de comissões.

custos de produtos marketing multinível

Contudo os novos distribuidores viram uma oportunidade de aumentar em 50% seus ganhos trazendo novos distribuidores e recrutaram 5 novos distribuidores cada um.

Para que esses distribuidores possam receber treinamento e atenção especial sua empresa decidiu pagar mais 2% aos primeiros distribuidores, esse é o segundo nível de remuneração Unilevel.

Temos a seguinte equação: 310 X 20 = 6200 produtos vendidos / 6200 X $ 30,00 = $ 186.000,00 faturamento / $ 186.000,00 X 30% = $ 55.800,00 comissões / $ 186.000,00 – $ 55.800,00 = $ 130.200,00 caixa da empresa / $ 130.200,00 – $ 83.700,00 custo produção ($ 13,50 cada) = $ 46.500,00.

Agora a empresa pagará as remunerações Unilevel que serão distribuídas da seguinte forma:

10 distribuidores recebem $ 90,00 vendas 1o. nível + $ 300,00 vendas 2o. nível (25 distribuidores X 20 produtos vendidos X $ 30,00 valor cada produto X 2% porcentagem comissão) = $ 390,00 X 10 = $ 3.900,00 e também 50 distribuidores que recebem $ 90,00 pelas vendas de seu 1o. nível (5 X 20 X $ 30,00 X 3%) = $ 90,00 X 50 = $ 4.500,00, totalizando = $ 8.400,00 comissão Unilevel.

Vale lembrar que todos os distribuidores receberam também 30% de comissão pelas vendas de seus produtos que serão somadas a remuneração do Sistema Unilevel.

O saldo da empresa é de $ 38.100,00 depois que ela realizou todos os pagamentos necessários. Se imaginarmos que essa evolução aconteceu em apenas três meses temos um superior a 300%.

crescimento empresa marketing multinível

A empresa negocia novamente com seus distribuidores, investe em novos equipamentos que aumentam sua produtividade e consegue chegar ao valor final de $ 11,00 por unidade do produto.

Mais uma vez os novos distribuidores querem aumentar também seus lucros, são incentivados pelos primeiros e segundos distribuidores e a empresa resolve pagar mais um nível de remuneração Unilevel à 1%.

Um detalhe importante é que a empresa determinou que esse será seu último nível de remuneração pois não pode comprometer ainda mais seus custos.

Vou resumir o cenário em uma tabela simples para ilustrar melhor como ficarão os valores movimentados.

tabela crescimento unilevel marketing multinível

Você pode perceber na tabela acima que os distribuidores da linha 0, aqueles que iniciaram a rede, estarão recebendo em média $ 1.320,00 cada.

Caso eles não desejem mais revender, somente recrutar novos distribuidores, ainda assim teriam um lucro de $ 1.140,00 cada devido as vendas da rede.

Outro detalhe importante é que como eles não receberão mais pelos níveis inferiores ao 3o. nível, se esforçarão para criar novas frentes de trabalho recrutando mais pessoas em seu primeiro nível e ajudando elas a fazerem o mesmo.

Assim seus ganhos podem ser ilimitados pois no Sistema Unilevel não existe limites para recrutamento direto, ou lateralidade, apenas para remuneração por níveis de profundidade.

Por isso empresas que adotam o Sistema Unilevel nunca sofrem com fluxo de caixa, pois nunca comprometem mais de 40% ou 50% de suas vendas com esse tipo de remuneração.

É muito comum o pensamento de que somente os primeiros que entram na rede é que ganham, ou só quem está no topo.

A verdade é que no Sistema Unilevel todos tem a mesma oportunidade de ganhar pois cada um constrói sua rede e apura seus ganhos de acordo com o crescimento da sua equipe.

NOTA: Infelizmente, pelo sistema ser muito atraente devido aos altos ganhos, falsas empresas e golpistas de pirâmides financeiras são atraídos como abelhas pelas flores. Contudo, por não haver uma legítima fabricação e comercialização de produtos esses esquemas acabam sucumbindo.

As empresas também são muito beneficiadas com esse aumento nas vendas. Veja que no primeiro exemplo o seu lucro era de $ 6,00 por unidade ($ 1.200,00 / 200) enquanto que após as modernizações, negociações e aumento das vendas o lucro aumentou para $ 8,12 por unidade ($ 253.600,00 / 31.200).

Por isso sempre alerto sobre a importância de se escolher uma empresa sólida, experiente e sustentável, que tenha uma boa governança e busca constantemente pela qualidade e redução de custos.

Existe ainda a conversão por sistema de pontuação, contudo não vou demonstrar esses cálculos no momento para não causar confusões.

Uma empresa que pague através do Sistema Unilevel terá a saúde financeira necessária para manter as remunerações de seus distribuidores por longos anos.

IMPORTANTE: Ao iniciar seu trabalho em Marketing Multinível (MMN) faça sua escolha por empresas que possuem remuneração calculada sobre o consumo mensal, através do Sistema Unilevel. As maiores empresas do mundo não acumulam pontuação para pagamentos e é por isso que são as maiores.

 

Concluindo

O Marketing Multinível (MMN) é apenas e simplesmente uma estratégia de marketing que procura atender um número cada vez maior de consumidores crescendo dentro de uma estrutura única em diversos níveis.

Para que o modelo funcione adequadamente ele sempre precisará gerar valor através da comercialização de produtos e serviços.

Em um sistema, esquema ou empresas onde não existem formas reais de comercialização, apenas recrutamento e valores financeiros envolvidos, não pode ser entendido legalmente como Marketing Multinível (MMN).

Bom, esses são alguns conceitos iniciais para começarmos nosso blog, caso deseje conhecer mais você poderá enviar um e-mail para ricardo@doutormultinivel.com.br ou mensagem através do WhatsApp +55 19 99181-6856.

Muito obrigado e sucesso!

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