Os 4 Ps do Marketing Multinível (MMN)

Como já venho defendendo em meus artigos, o Marketing Multinível (MMN) nada mais é que uma grande estratégia de marketing para fazer com que um produto ou serviço oferecido por uma empresa possa ser adquirido pelo consumidor.

Para que isso aconteça o Marketing Multinível (MMN) precisa agregar no mínimo todas as características e funções que um bom planejamento de marketing possui, ou seja, os 4 Ps do marketing.

Não se preocupe, não vou querer que você se torne um profissional de marketing. Apenas que entenda como as empresas que escolheram usar esse modelo de negócio trabalham e como isso pode te beneficiar.

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps é um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e muito difundido pelo guru do marketing Philip Kotler e seu objetivo é ser uma ferramenta que ajude o profissional de marketing na elaboração de seus projetos.

Trazendo para o nosso contexto, de pessoas comuns que apenas desejam trabalhar com o Marketing Multinível (MMN) como um segunda fonte de renda, não vamos nos aprofundar no conceito.

Quero apenas abordar esse tema para que você possa entender como esse mercado está fundamentado e como ele pode ser desenvolvido de forma simples e honesta.

Devemos ter sempre em mente os 4 Ps pois eles nos ajudarão no crescimento do nosso negócio. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

1º P = Produto

Toda empresa de Marketing Multinível (MMN) deve ter um produto ou serviço que obrigatoriamente deverá ser comercializado pelos distribuidores ao consumidor.

Em algumas empresas que não usam produtos e sim a comercialização de serviços, o distribuidor deve tomar muito cuidado para não ser um serviço de fachada, apenas uma máscara por trás de um esquema pirâmide.

Tenha muito cuidado ao escolher a empresa e os produtos ou serviços.

Vale aqui a mesma recomendação dos outros posts. Verifique se a empresa possui cadastro na ABEVD e outras entidades relacionadas aos produtos comercializados como ABIHPEC, ABF, ANVISA.

Tudo começa e tudo acaba no consumidor!

Ouvi essa frase de um dos maiores cheques do mercado de Marketing Multinível (MMN) no Brasil e concordo 100% com ele.

É o consumidor que dita as regras e se o produto não atender suas necessidades, a empresa irá fracassar.

Como já disse mais de 91% das empresas atuam dentro do mercado de cosméticos, cuidados pessoais e bem-estar.

Sendo assim é praticamente loucura “remar contra a maré” e não estar no mercado que mais vende e consequentemente o mais experiente.

Os produtos precisam apresentar uma boa embalagem, registro nos órgãos competentes, materiais de divulgação e principalmente treinamento.

As empresa que vendem não somente produtos mais tratamentos completos de beleza ou cuidados pessoais como emagrecimento são excelentes escolhas.

No momento da comercialização ou consumo, ter a oportunidade de ampliar a oferta de produtos, para o mesmo consumidor é uma chance a mais de sucesso.

Sem produtos, uma empresa de Marketing Multinível (MMN) não sobrevive. É da venda ou consumo que todos os recursos financeiros provém para o sustento da operação.

Mesmo sem recrutamento ou crescimento da rede a empresa deve se manter com a comercialização dos produtos.

Se uma empresa se mantém sem a venda ou consumo de produtos, somente com entradas financeiras e de pessoas, ela não é uma empresa sustentável e idônea de Marketing Multinível (MMN).

Por último, existem algumas empresas no mercado que atuam com “publicidade online” e esse modelo na minha opinião é o mais perigoso que existe.

Além de não ser um produto para o consumidor final, poucas empresas do modelo tradicional escolhem esses canais para investir suas verbas de marketing.

Para elas é muito mais rentável anunciar diretamente pelo Facebook ou Google onde as métricas e opções de segmentação são muito mais confiáveis e mensuráveis.

Finalmente, veja sempre no seu Escritório Virtual se as Notas Fiscais de comercialização dos produtos foram devidamente emitidas e se você não tiver acesso a Nota Fiscal Eletrônica desconfie!

2º P = Preço

Outro ponto central da estratégia de uma empresa está relacionado ao preço. Sem um preço competitivo as empresas não conseguem se sustentar nesse mercado.

Nenhuma empresa de Marketing Multinível (MMN) pode ultrapassar o valor percebido pelo seu produto.

Se temos um perfume comercializado a R$ 100,00 no mercado tradicional, dificilmente a empresa de que você trabalha conseguirá emplacar um perfume de R$ 200,00.

Aliás, se no mercado tradicional com todos os atravessadores, o lucro de toda a cadeia de distribuição, mais impostos, consegue esse valor, a empresa de Marketing Multinível (MMN) deve no mínimo empatar.

Digo isso pois a venda direta ou consumo direto elimina grande dos custos que a venda tradicional possui.

Ainda assim, concordo que alguns produtos podem ter preços maiores, mas devem estar intimamente ligado ao valor que geram para a pessoa.

Um tratamento poderá sair no mercado tradicional por R$ 200,00 e na empresa por R$ 300,00 desde que esse tratamento seja comprovadamente mais eficaz.

Já ouvi casos de tratamentos de beleza ou nutricionais vendidos por distribuidores que fizeram pela pessoa o que um dermatologista ou nutricionista especializado não fez.

Também temos produtos que são vendidos de forma concentrada e seus rendimentos após diluídos equivalem a 8 ou 10 frascos dos produtos tradicionais.

Outra importância do preço é em relação a margem de lucro ou o desconto que você tem para poder comercializar e lucrar com a venda.

Algumas empresas oferecem descontos de até 50% o que proporciona uma margem de lucro de 100%.

Para as pessoas que desejam apenas consumir os produtos, mudando seus hábitos de compra, é importante avaliar se o valor dos produtos somada a oportunidade de iniciar um negócio próprio é de fato compensadora.

Toda empresa de vendas diretas ou Marketing Multinível (MMN) tem como regra um pedido mínimo para financiar sua estrutura operacional e financeira do negócio.

3º P = Praça 

Todo produto que é vendido por um preço precisa de uma praça para ser comercializado.

Eu particularmente entendo como praça os “locais”, físicos ou virtuais, onde esses produtos serão comercializadas e o público alvo de consumidores.

No Marketing Multinível (MMN) você é o canal de distribuição, então não existe a necessidade de um estabelecimento comercial, as vendas são diretas e aonde o consumidor estiver.

Muitas pessoas que iniciam nesse modelo de negócio cometem o erro de acreditar que todos devem consumir seus produtos ou mesmo se tornar distribuidores ou empreendedores de sua empresa.

Penso que esse erro se dá por falhas na forma e apresentação que se faz do modelo de negócio, mas vamos falar isso no último P de Promoção.

O fato de você trabalhar com produtos de consumo diário não significa que agora todas as pessoas que tomam banho ou usam maquiagem e que são do seu círculo social tem a obrigatoriedade de comprar com você.

Num primeiro momento, para te ajudar ou incentivar, essas pessoas estarão adquirindo seus produtos.

Porém se elas não mudarem seus hábitos de compra em lojas físicas ou marcas preferidas, dificilmente você terá um consumidor fiel.

Então, conhecer as características como: produtos que consomem, periodicidade, valor agregado, facilidade e disponibilidade, é importante para definir seu público e praça de atuação.

Algumas empresas de Marketing Multinível (MMN) disponibilizam lojas virtuais para seus distribuidores divulgarem e comercializarem seus produtos.

Particularmente acho muito difícil uma pessoa que começa nesse mercado usar essa estratégia pois ela se torna cara, devido a necessidade de investir em tráfego virtual para sua loja.

Então, se você tem o objetivo de vendar e não apenas consumir os produtos deve se preocupar em formar uma carteira de consumidores conhecendo detalhadamente sua praça.

Esse planejamento estratégico é primordial para poder manter um bom faturamento e giro de produtos em seu negócio.

4º P = Promoção

Promoção nada mais é do que a forma como sua empresa, marca, produtos, valores e diferenciais chegam até os consumidores.

Não estamos falando de promoção no sentido de liquidação.

Estamos falando sobre o ato de Promover, divulgar, transmitir a mensagem sobre o que você tem para entregar as pessoas e como poderá ajudá-las em suas necessidades.

No Marketing Multinível (MMN) temos dois tipos de promoção: 1) Produtos da empresa e 2) Modelo de negócio.

Produtos da empresa

É muito importante que a empresa possua materiais de divulgação como: catálogos, fichas técnicas, treinamentos ou mesmo amostras grátis.

Realizar reuniões de demonstração e apresentação dos produtos para que o cliente experimentar é necessário para uma boa promoção.

Observe também a presença online da empresa nos meios de comunicação digital e redes sociais.

Muitos materiais disponíveis online nesses canais lhe ajudarão na venda e promoção do seu negócio.

O sucesso na promoção irá estar ligado diretamente a segmentação do seu público alvo.

Entender todas as linhas de produto é importante, mas procure se especializar em algumas delas, seja maquiagem, cuidados com o rosto, perfumaria ou emagrecimento.

Dessa forma, você irá atuar com mais segurança e será mais específico em seu nicho podendo gerar maiores lucros ao mesmo tempo que se torna uma referência.

Outra ponto importante é ser produto do produto. Você deve ter uma experiência pessoal com os produtos e seus benefícios.

Vendemos ou indicamos muito melhor quando compartilhamos nossa própria experiência. As pessoas irão comprar suas experiências antes de comprar os seus produtos.

É importante que na promoção você fale daquilo que te fez escolher a empresa, seus produtos e como eles estão realmente transformando seus hábitos e sua vida.

Se você tem uma experiência positiva e que agregue valor, seu produto será promovido de forma mais fácil e consistente e seus lucros serão cada vez maiores.

Modelo de negócio

Para finalizar vamos abordar a promoção do modelo de negócio.

Minha crítica principal quanto ao modelo é que ele vende uma ideia de facilidade que não existe.

Nas reuniões de apresentação eles perguntam se conhecemos pessoas que tomam banho ou usam perfumes e aí dizem ser esse é o mercado que atuaremos e estará a sua disposição.

Concordo que esse é o mercado em potencial, porém, quem começa nesse negócio não tem como atingir todo esse mercado e esquece que as pessoas tem hábitos de compras diferentes.

Muitas empresas não entendem que, em se tratando de beleza e bem-estar, existe uma relação emocional com os produtos que as pessoas usam.

Uma pessoa pode gostar de um perfume pois ele lembra momentos especiais com a pessoa amada, e não está disposta a mudar.

Outra pessoa usa um perfume de grife importada pois além da qualidade ela procura status social, algo que o perfume nacional ou contra-tipo não faz por ela.

Enfim, não entender que existe essas relações subjetivas é um dos primeiros erros na promoção da oportunidade de negócio.

Outro ponto é que as pessoas começam com foco principal na construção de uma rede, pois é a rede que trará os maiores ganhos e não a venda de produtos.

Sendo assim, não se preocupam com técnicas de vendas e produtos em si, apenas em como recrutar novas pessoas para sua rede.

Parte dessa situação é causada pela própria empresa pois dos 30 slides de uma apresentação 5 falam dos produtos e 25 da oportunidade de negócio.

Dessa forma muitas pessoas que iniciam não querem vender. Desejam apenas ganhar alguns milhares de reais, prêmios e viagens como demonstrado.

Ao realizar uma apresentação como essa as empresas conseguem atingir diretamente a ambição pelos ganhos financeiros, pelo status profissional e reconhecimento social.

Porém no Marketing Multinível (MMN) o seu sucesso depende muito mais do seu crescimento como pessoa do que o crescimento de sua rede ou sua renda.

É necessário desenvolver as qualidades e habilidades de um verdadeiro líder servidor para que seu negócio prospere de maneira sustentável.

Me surpreendo com algumas pessoas inexperientes que nunca passaram por fracassos na vida, querendo ensinar o caminho do sucesso, que eles ainda não possuem.

Muitos fazem uma grande lista de pessoas que conhecem, ligam desesperadamente para centenas delas, dizem ter uma oportunidade para ficarem milionárias, e estão com saldos negativos no banco ou nomes em protesto.

Conheço histórias onde muitos líderes que são milionários hoje começaram praticamente do zero, porém não alcançaram o sucesso do dia para noite.

Inclusive, um dos maiores cheques do Brasil está nesse mercado há mais de 10 anos e passou por pelo menos três empresas nesse período até conquistar as habilidades necessárias para ser um grande líder.

Por fim, resolver essa questão é necessário fazer com que a pessoa que está iniciando o negócio entenda que será preciso trabalhar as duas áreas promocionais, produtos da empresa e modelo de negócios, de forma equilibrada.

Tanto a soma da inexperiência em vendas, a falta das habilidades necessárias para liderança e principalmente a desmotivação, farão com que 80% das pessoas desistam desse negócio em 1 ano ou menos.

Concluindo, o Marketing Multinível (MMN) é uma estratégia, que precisa estar fundamentada nos 4 Ps do marketing e trabalhada de forma equilibrada e consistente para que o sucesso aconteça.

Tenha em mente que você precisa ter um bom conhecimento da empresa, produtos, preços ou valor, público e promoção alinhados e equilibrados.

Caso tenha ainda alguma dúvida por favor deixe seu comentário abaixo ou envie uma e-mail para ricardo@doutormultinivel.com.br ou mensagem para WhatsApp +55 19 99181-6856, estarei a sua inteira disposição.

Grande abraço e sucesso!

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